top of page

Projeto 'Expresso 22222'

A palavra projeto vem do latim proicere, quer dizer "antes de uma ação".

 

A ideia é realizar uma Ação de Manifesto Cultural/Ocupação Pacífica e Resistência Artística - na orla situada entre Ilhéus e Itacaré; obras do famigerado Porto Sul – Bahia, onde se inicia uma grande destruição da natureza.

 

A ação prevê uma grande procissão cultural, artística no dia 02/02/2022, rumando seu destino (no dia de Iemanjá) até a praia, no local destinado a tornar-se palco para o evento.

Tropical Leaves
DJI_0428.jpg

Objetivo

Inquirir e questionar a construção deste Porto que casará a degradação e poluição da região. 

 

Instalar um evento cultural que durante vários dias irá fazer a tratativa da temática ambiental, social, econômica etc. e por meio das diversas artes trazer a atenção para esse eminente desastre ambiental. As atividades incluirão dança, canto, instalações, performances e mais. 

Justificativa

O Brasil é um grande palco político quando se trata principalmente da temática ambiental, 

 

O bioma Mata Atlântica esta praticamente extinto e não podemos permitir mais que sigam essa infinita destruição. 

 

O Porto Sul deve ser um palco para perscrutar novos caminhos (bioeconomia), como comunidade podemos revitalizar o organismo social.

 

O novo mundo, o século 22, a nova economia,  precisam surgir e nascer em um cenário de possibilidades de afeto, de cuidado, um estilo mais brando de conviver com a natureza.

DJI_0934.jpg
_DSC7388.jpeg

Resumo

O projeto “Expresso 22222” tem o nome do álbum - que nesse ano celebra 50 anos de existência; do grande compositor baiano Gilberto Gil. Este sendo a inspiração para o nome do projeto, também possui suas raízes – coincidentemente – na região da chapa da Diamantina de onde os minérios que serão exportados no Porto Sul, são extraídos.

 

Ele que é um personagem insigne da nossa cultura, artista que se alia ao ambientalismo e ao engajamento político desde seus primórdios. Gil mescla ativismo natural com atavismo cultural. 

 

Ele é símbolo da liberdade de expressão, contestação e conciliação de diversidades. Gilberto Gil fazendo o apadrinhamento desse projeto revitaliza, resgata a dimensão da nova humanidade: A Refloresta.

 

A sincronicidade do dia 02/02/2022 às 14h faz também com que esse projeto tenha sido batizado de 'Expresso 22222'.

Conclusão

Nunca nos esquecermos que devemos ser atuantes com responsabilidade e ética.

Nesse movimento queremos crer na esperança, na mudança e na paz futura da humanidade.

Nessa vida vale a união, o destino de seguir os princípios da justiça humana e da beleza da natureza; que deve ser perpetuada.

Na vida sabemos que a arte forma, informa e transforma a sociedade; o projeto “Expresso 22222” vem realizar um manifesto que torna real um ideal e mostra a força orgânica da arte na interferência e interação infinita na evolutiva da consciência.

DSC_0766.jpg

Equipe

Uma frente diversa de artistas, atores do terceiro setor, sociedade civil, intelectuais, acadêmicos, cientista, agricultores, indígenas, lideres comunitários, políticos e instituições, mas principalmente aqueles que tem a convicção de que a arte salva!

Outra pessoa aliada é Rui Rocha, da ONG Floresta Viva, ativista que há muitos anos desenvolve projetos no campo ambiental e de reflorestamento.

 

Unidos hoje aqui presente nesse ideal está Diego Badaró, empreendedor que lidera diversos projetos no campo da agroecologia e sustentabilidade. 

E também nos acompanha André D’Elia, cineasta e ambientalista que desenvolve a produção de filmes e documentários sobre a temática ambiental na O2.

 

Um outro intimo idealizador deste projeto é o artista Raphael Arcanjo, que atua ativamente em  projetos no campo da natureza. Trabalha há alguns anos como consultor e professor de Agricultura Biológica Dinâmica no sul da Bahia.

bottom of page